ALM Apoio à Cultura

Reconhecimento da Fundação da Cidade do Rio de Janeiro

Reconhecimento da Fundação da Cidade do Rio de Janeiro

3 de maio de 2007 | Postado em Arquitetura, Projetos Culturais, Restauração

O objetivo do projeto é criar um polo turístico, cultural e ecológico dentro da Fortaleza de São João, na Urca.

A Fortaleza foi palco da fundação da cidade, tem muralhas e construções de imenso valor histórico, tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN ) e é onde está localizado o morro Cara de Cão, considerado área de conservação ecológica pelo Ibama.

É ainda um centro de excelência da Educação Física no Brasil, abrigando desde 1929 o Centro de Capacitação Física do Exército, em cujas instalações treinam rotineiramente diversas equipes olímpicas brasileiras. Ao lado do Pão de Açúcar, a Fortaleza abriga o Forte São José, uma das mais antigas construções da história do Brasil.

O projeto compreende sub-projetos independentes, todos aprovados na Lei de Incentivo à Cultura, no artigo 18 (com 100% de reembolso para o patrocinador).

Estão entre eles a criação da Praça de Fundação da Cidade do Rio de Janeiro; a criação do Museu do Desporto do Exército; a restauração do Forte São José e a criação do Museu Histórico da Fortaleza de São João.

A ALM Apoio à Cultura foi a responsável pelos projetos culturais e pelos projetos arquitetônicos, além de coordenar os trabalhos de restauração.

Reconhecimento da Fundação da Cidade do Rio de Janeiro

Cliente

Fortaleza de São João / Exército Brasileiro

Serviços Prestados

Projeto cultural
Enquadramento na Lei Rouanet
Projetos arquitetônicos
Restauração histórica

Sinergia em ação

Veja outros posts sobre o mesmo trabalho:

 

55 21 3239-1033

© 2017 ALM Apoio à Cultura.
Todos os direitos reservados